Avenida Olinkraft, 2732 - 1º andar, sala 02, Centro Comercial, Pinheiros - Otacílio Costa/SC
- (49) 3275-2043
Cliente em potencial: descubra como encontrar a razão da sua empresa
Quando você monta um pequeno negócio, é preciso dar um passo de cada vez. O primeiro desafio é colocar a empresa em pé. O objetivo de todo empresário é ver tudo funcionando e iniciar logo as vendas.
Quando você monta um pequeno negócio, é preciso dar um passo de cada vez. O primeiro desafio é colocar a empresa em pé. O objetivo de todo empresário é ver tudo funcionando e iniciar logo as vendas. Porém, em um mercado cada vez mais disputado, principalmente no Online, é preciso ir além. A busca pelo cliente em potencial demanda pesquisa, estratégia para a coleta de dados, e por fim toda uma engenharia, com o uso das ferramentas disponíveis para atrair esse cliente e efetuar as vendas.
O cliente em potencial é aquela pessoa ou empresa com perfil para adquirir seu produto ou serviço. Para chegar até ele, é preciso usar uma série de estratégias que vão garantir as vendas agora e a fidelização dele em relação ao seu negócio.
Com isso em mente, para se chegar ao cliente em potencial, o caminho passa pela segmentação, uma análise de apurada da sua concorrência, a interação e o mapeamento dos seu cliente em potencial, a atração, o relacionamento e a consequente qualificação, além do registro da ações desse comprador no seu site de negócios. Parece difícil? É. Mas para alcançar o seu objetivo e atrair um cliente em potencial é preciso muito foco e trabalho.
CAMINHO PARA SE CHEGAR A UM CLIENTE EM POTENCIAL
Para se chegar até um cliente em potencial, é preciso pesquisar para compreender como o consumidor se comporta. Saber mais sobre as preferências na hora de comprar, hábitos de consumo, condições socioeconômicas (formação escolar e renda, por exemplo). Com esses dados em mãos, fica mais fácil convencer o cliente a realizar uma compra.
Para começar, é preciso fazer a segmentação de mercado e assim ter claro qual é o seu nicho de atuação. Ou seja, entender em qual fatia do mercado a empresa se encaixa. E isso é possível justamente a partir da segmentação, que permite estudar bem o seu cliente em potencial. É preciso entender as suas necessidades e a partir delas adaptar o seu negócio, sempre que necessário, para oferecer uma solução assertiva. Feito isso, seu negócio pode se tornar uma referência dentro do segmento em que você atua.
Muitos empresários acabam olhando muito para dentro do seu negócio. É importante fazer isso, mas ao menos que você tenha em mãos um produto ou serviço inovador, é importante também acompanhar de perto o que a concorrência anda fazendo.
Seja para uma empresa ou uma pessoa física, você precisa perceber quais são as necessidades que o seu produto ou serviço preenchem. Lembre-se que o cliente em potencial pode se transformar em um comprador recorrente. E mais do que isso, ele pode passar a fazer propaganda espontânea do seu negócio. Por isso, além de vender, é importante que você passe a interagir com ele. Desse modo, a chance de fidelização cresce ainda mais.
SEJA PRESENTE
Tanto no ambiente online como no seu ponto físico, é preciso estar presente para ser lembrado. No mundo virtual, algumas técnicas são o primeiro passo para começar a ser notado.
O site da empresa, por exemplo, pode ter um blog, com conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço. Com ele, essa comunicação com o cliente pode se estreitar. Textos e vídeos com conteúdo de qualidade fazem com que seu negócio seja uma referência no setor, atraindo e engajando mais o seu público.
A presença nas redes sociais também é imprescindível, de forma leve e com a busca do engajamento do público. Seja por enquetes, por perguntas, ou mesmo na busca de opiniões. Assim, você vai gerar dados importantes na busca pelo cliente em potencial. Trabalhar com palavras-chave do seu negócio também vai ajudar quando a busca for feita pelo Google, por exemplo.
ATENDA BEM
O próximo passo é investir pesado no atendimento. Um bom atendimento, tanto em uma loja física como na Internet, é essencial para que o negócio vá adiante.
No caso da Internet, não há o contato pessoal, por isso, estar disponível para resolver rapidamente qualquer problema que surja durante o processo é o caminho para fazer com que o cliente faça a sua primeira compra e mais do que isso, siga com você por mais tempo.
Mesmo durante o processo de compra, se a sua loja virtual não for amigável, é possível que o cliente desista, mesmo depois de tomar a decisão de que vai comprar o produto. Ou seja, sua técnica em busca de um cliente em potencial pode se perder. Mais do que isso, esses clientes podem acabar indo para os concorrentes, ou seja, o pior cenário possível.