Avenida Olinkraft, 2732 - 1º andar, sala 02, Centro Comercial, Pinheiros - Otacílio Costa/SC

  • (49) 3275-2043

AL - Sistema vai facilitar abertura de novas empresas

Portal Redesim agilizará procedimentos de novos empreendedores, que poderão dar entrada no processo via Internet

Autor: Ronaldo LimaFonte: Agência AlagoasTags: al -

Os empreendedores alagoanos contarão com uma nova ferramenta para simplificar a legalização e abertura de empresas e negócios. O governo de Alagoas, por intermédio da Junta Comercial, implantará em abril a Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim).

Trata-se de um sistema integrado que permitirá a abertura, fechamento e legalização de empresas em Alagoas e tem como finalidade simplificar, o mínimo necessário, procedimentos para reduzir a burocracia. O sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos por meio da Internet.

Para se adequar à legislação da Redesim, o governo de Alagoas investiu R$ 500 mil na aquisição de um software que já está em fase de implantação desde o início deste ano e vai beneficiar os 102 municípios alagoanos.

De acordo com o presidente da Junta Comercial de Alagoas, José Lages Júnior, a iniciativa do Governo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Junta Comercial. “Cada estado criou o seu integrador estadual, e Alagoas está avançando no processo de implantação da sua rede”.

José Lages informou ainda que com a implantação do software adquirido pelo Governo, será criado o portal e a Redesim estará disponível nos 102 municípios de Alagoas. “Essa rede vai facilitar a situação dos novos empreendedores. O interessado não mais se deslocará a Maceió para dar entrada na documentação e o processo passará a ser feito via internet da sua cidade”, argumenta o presidente da Junta Comercial de Alagoas.

A Redesim, como explica José Lages, é um excelente instrumento para o desenvolvimento do município, melhorando o ambiente de negócio da cidade, incrementando a arrecadação e ajudando a minimizar a informalidade. “A partir da implantação do portal, o empresário terá um único ponto de contato com o poder público, não tendo mais que percorrer vários órgãos e ainda podendo acompanhar a tramitação do seu processo pela internet”.

Inicialmente, 11 cidades-pilotos terão implantado o portal Redesim: Penedo, Coruripe, Maragogi, União dos Palmares, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Marechal Deodoro e Paripueira. Mas José Lages assegura: “Até o final do ano, todos os municípios serão contemplados com a Redesim”.